sexta-feira, 1 de maio de 2015

A Polícia Federal interceptou mensagens que mostram proximidade entre empreiteiro da Lava Jato e o ministro do STF Dias Toffoli.

30/04/2015
 às 23:29 \ BrasilCultura

E agora, Toffoli?

A Polícia Federal interceptou mensagens que mostram proximidade entre empreiteiro da Lava Jato e o ministro do STF Dias Toffoli.
A informação está na chamada de capa da VEJA deste fim de semana.
Minha pré-conclusão: todo petista que salva a pele de comparsas do PT está sempre salvando a própria pele também.
Apesar da soltura dos 9 empreiteiros pelo STF de Toffoli, a reportagem principal da revista traz a visão além do alcance do juiz Sergio Moro para não deixar o leitor cair em desesperança em relação à prisão dos corruptos.
Ainda é tempo de cantar: “Tu vens, tu vens / Eu já escuto os teus sinais…”

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/04/30/e-agora-toffoli/

01/05/2015
 às 12:57 \ BrasilCultura

Um whisky para Dias Toffoli: mensagens revelam sua proximidade com Léo Pinheiro, solto pelo STF com voto favorável do ministro

alx_montagem_originalDias Toffoli e Léo Pinheiro são próximos desde 2012.
É o que indicam as mensagens interceptadas pela Polícia Federal e reveladas por VEJA.
Naquele ano, um funcionário da OAS lembra ao presidente da empresa agora solto pelo STF com voto favorável do ministro:
“Aniversário do Toffoli dia 15. Gosta de um bom whisky, segundo o amigo dele.”
Pinheiro pede ao secretário que o lembre do “presente de Toffoli”.
Em agosto de 2013, Léo Pinheiro fala de reunião com Toffoli em Brasília sobre o “assunto dos aviões”. A PF assinala em relatório que ainda não conseguiu coletar maiores informações a esse respeito.
Na mesma data, Pinheiro indaga a um executivo da OAS sobre uma mensagem a respeito de Toffoli: “Vou precisar do material para AGU”.
Antes de se tornar ministro do Supremo, Toffoli foi advogado do PT e chefiou a AGU, a Advocacia-Geral da União, onde deixou valiosos contatos.
Perguntado, Toffoli limitou-se a dizer que conhece Léo Pinheiro, mas não tem relação de intimidade e “não se recorda de ter recebido presente institucional dele ou da empresa OAS”.
Toffoli é malandro. Eu perguntaria se ele se recorda de ter recebido presente PESSOAL. Mas vamos em frente.
O ministro não respondeu se o empreiteiro costumava ser convidado para suas festas.
Repito: Toffoli é malandro.
Em 13 de novembro de 2014, sem saber que seria preso pela PF horas depois, Pinheiro trocou mensagens com um amigo, o ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
“Estou indo para a África na segunda. Você vai ao aniversário do ministro Toffoli no domingo?”
Benedito respondeu que ainda não sabia se compareceria à festa. O ministro do STJ marcou um encontro com Pinheiro para o Rio de Janeiro e outro para São Paulo, mas a prisão impediu o presidente da OAS de comparecer.
Embora Toffoli seja sempre citado com intimidade por Léo Pinheiro, o homem acusado de desviar bilhões de reais da Petrobras e subornar dezenas de políticos, a PF não flagrou nenhuma conversa ou mensagem trocada diretamente com o ministro do STF. O mesmo cuidado não ocorria na relação escabrosamente promíscua do empreiteiro com Benedito, que merecerá um post à parte.
A conclusão de VEJA é que, se no curso das análises das mensagens pela PF ficar evidente que Léo Pinheiro tem com Toffoli a mesma comunhão de interesses, será o fim.
A minha conclusão é que já é vergonhoso um ministro do STF com histórico petista julgar (e mandar soltar) alguém que ele conhece, que lhe oferece whisky a fim de obter vantagens empresariais ou políticas, e que ameaça entregar a cúpula do PT.
Será um tantinho mais difícil pegar Toffoli que Benedito.
Além do gosto em comum pela bebida, ele é quase tão malandro quanto o eterno chefe Lula.
Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/05/01/um-whisky-para-dias-toffoli-mensagens-revelam-sua-proximidade-com-leo-pinheiro-solto-pelo-stf-com-voto-favoravel-do-ministro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário